quinta-feira, março 08, 2007

8 de Março - Mind the Gap

Poderia ser a agenda de concertos de um grupo português. Mas não é. Mind the Gap, entre os homens e as mulheres, em todo o mundo e não só com a vossa pessoa ou "amigas de quem gostam tanto", mas a quem não ligam puto o resto do ano. E o mesmo para os homens. Esses que também têm muitas amigas, especialmente no Dia 8 de Março. Deve ser o dia oficial e legal, para os homens lançarem "piropos" a todas as mulheres, pois é o dia delas. Das gajas...

Muitos sms's pirosos recebi eu e alguns mails. E, desculpem-me, que desperdício do meu tempo, ao apagá-los imediatamente, sem os ler. Também, caso os queira ler, basta ir a um site de uma empresa de telecomunicações e reenviá-lo para myself. O único que li e não apaguei, foi de um homem, de um amigo, que enviou um sms, com as suas palavras e para mim. Não para todas "as suas amigas tão especiais que tornam a sua vida abençoada"...

Mind the Gap! Se existe um dia da Mulher, é porque algo está mal.

Ontem, quando me deitei, era mulher. E hoje, quando me levantei, continuava a ser mulher. Acho eu. Pelo menos estava tudo no mesmo lugar. E nos últimos 31 anos, o mesmo se passou. Mas não tenho recebido muitos sms's, excepto no dia 8 de Março, a falarem sobre isso. E já agora, o que é que há para falar? De acordo com esses ditos sms's e mails, nada! Só bosta... Recebo sms's de pessoas, de mulheres (dizem-se elas, grandes mulheres), a meu ver, submissas, oprimidas, rejeitadas, enganadas, iludidas, deprimidas, escravas dos desejos dos seus mestres (ausentes, presentes ou zombies). Não me levem a mal, ladies. Mas, "Nunca percas a tua essência. És mulher e isso basta para seres especial. Feliz dia da mulher." Um pouco "nabo" e "fútil"?

Porra! Em certos países, ser uma mulher é quase uma maldição para estas. Não! Não basta ser mulher. Eu nasci mulher, isto é, do sexo feminino. O resto, tem a ver comigo, com o que faço da minha vida, no meu corpo de mulher e como ser humano, com direitos e deveres. E caso me impeçam de usar dos meus direitos e deveres, por ser mulher, isto é, ter uma vagina, mamas e o cromossoma errado, tenho que lutar contra isso. E se na rua acima, o mesmo acontecer com outra pessoa, é meu dever ir ao seu encontro e apoiá-la. Feminismo? Não! Não sou, nem nunca serei feminista. Não cá em Portugal, pelo menos. A quantidade de "Virgens suicidas" que eu conheço e que estão mortas para se tornarem "Donas de Casa Desesperadas"! E com os sms's que enviam, querem dizer o quê?
Não quero ser aceite ou tolerada, ou preencher contingentes especiais. Sou mulher, mas, acima de tudo, sou uma PESSOA, um INDIVIDUO, tenho ideias e vontades próprias, que não são definidas pelos meus órgãos genitais. Se bem que, vivendo nesta parte do mundo, tenho sorte em ter órgãos genitais.

Bem, pois metam mais dias na vossa agenda, além do 8 de Março, minhas criaturas, com passarinha ou não. Para pensarem nas mulheres. E na outra quantidade de gente que é excluída por mil e uma razões. Escolham vocês uma "causa", e façam alguma coisa. De facto; não para "inglês ver". Não basta usar uma pulseirinha com um logo de uma instituição. Enquanto nós trocamos sms's, dois terços dos analfabetos do mundo são mulheres e 80% dos refugiados, são mulheres e crianças.

Ajam. Se contarem o dinheiro que gastaram em sms's, poderia servir por um donativo de 5 euros para a Amnistia Internacional. Se estes foram de borla, ainda melhor. Talvez tenham em vez de 5, 10 euros!!! E o que é que se pode fazer com 5 ou 10 euros? Muita coisa... O quê? Informa-te e aje! Sê verdadeiramente uma mulher ou um homem, ou como eu prefiro pensar, um ser humano decente e empático, solidário.

Ou seja, sê um ser de acção e contribui para a evolução da vida de outra pessoa. Aos poucos e poucos, serão menos os desfavorecidos. Com sms's e mails aborrecidos e nada criativos, os outros continuam cada vez mais desfavorecidos e nós, ou eu, fico simplesmente entediada e lixada com a quantidade de lixo que recebo no mail ou no telemóvel. Agressiva? Não. Honesta. Sejam solidários. Termo tão gasto que acaba quase, quase, por perder o seu verdadeiro sentido. Deveria haver o dia da "Boa pessoa". Será que todos iriam enviar mensagens a todos os seus amigos? "És meu amigo, logo és boa pessoa. E vice-versa, claro. Por isso, reencaminha e terás toda a sorte do mundo, se o fizeres nos próximos 5 minutos. Se não o fizeres, irás arder "no quinto dos inferno".

O que é que eu faço para contribuir para a evolução das pessoas, no geral?

Algumas coisas. Não vos digo quais. Não costumo publicitar o que faço, para receber elogios ou ovações de outros. Além de fazer de "palhaço e entertainer e confidente" de alguns de vocês", pobres coitados... (com algum sarcasmo, mas se faço o que faço é porque quero) fossem os nossos problemas os do "resto do mundo" (resto apesar de serem a maioria) e seria tudo tão mais fácil. Por isso, além de palhaça de serviço, faço outras coisas. Mas ainda posso, devo e quero fazer mais. Passados alguns anos a arrumar a "minha casa", chegou a altura de ajudar os outros. Ajudar a nossa família, é nossa obrigação. Desde que valha a pena. Para mim, é discutível. Ajudar os outros, isso sim é ir mais longe. Se família é obrigação, então isto seria boa vontade, por escolha, por dever, por "necessidade" e reconhecimento do nosso papel no mundo.



  1. Morrem, em média, 6.3 milhões de crianças por ano, por fome, mais outros 13 milhões antes de atingirem os 5 anos de "vida". Vida... As causas da morte, muitas evitáveis? Um exemplo: diarreia. Patético, não é? Morrer de diarreia. Bem, nós cá também ainda morremos de tuberculose...
  2. Mais de 500.000 mulheres morrem, por ano, durante a gravidez ou parto, e 99% das mortes ocorrem em países em vias de desenvolvimento.
  3. 1 milhão de pessoas morre por ano de malária e mais 2 milhões de pessoas morrem de tuberculose. Estima-se que entre 34 a 46 milhões de pessoas vivem com SIDA/HIV e entre 2,5 e 3,5 milhões de pessoas morreram de SIDA em 2003. Os números no nosso país crescem e guess what: entre os heterossexuais...
  4. Um dos Objectivos do Milénio (não sabem o que é isto, deveriam saber. Tem a ver com todos, estamos todos lá incluídos), é alcançar o ensino primário universal. Adivinhem qual o género mais afectado?

Poderia continuar por aí fora. E, já agora, tal como eu apago os ditos sms's e mails, sem os ler, também podem não ler isto. Afinal, "amanhã, vai ser outro dia" e existem blogs mais interessantes, com duas ou três frases e muitos vídeos e fotos para ver. E todos aqueles sites para juntarem e "angariarem" amigos. E já agora, dia 19, é dia do Pai! Lembrem-se: cortei "ralações" com o meu Pai. À sua custa, nunca esquecerei a pomada Hirudoid. Mas não me tornei um andróide, felizmente. Tive sorte? Alguma. A sorte conta, nesta vida. Mas suei as estopinhas para ser quem sou... E com isto quer dizer, ser quem eu quero ser. Como é que falo destas coisas assim, sem mais nem menos? Não fiquem horrorizados. É a realidade. É a vida, é o lidar com as coisas, passo a passo. Já agora, dozes passos, não chegam, como dizem muitos dos programas de auto-ajuda.

Se a vossa vida for muito pesada, salvando a vossa, já fizeram muito. Mas por vezes, basta ter 5 minutos para ouvir uma senhora na paragem do autocarro, ou a vizinha de baixo, ou um(a) amigo(a). Perguntam-me como é que tenho paciência? Chamaram-me "promíscua" nas amizades (essa foi tão cómica, mas triste ao mesmo tempo. Que falta de confiança nas pessoas, mesmo nas supostamente mais próximas). "Quem de dentro de si não sai, vai morrer sem amar ninguém". Eu acredito nas pessoas, quando vejo que vale a pena acreditar. E estas, acreditam em mim. E se me ligarem 50 vezes, a contar o mesmo problema, ouvirei sempre. Porque o problema também é meu. Porque posso fazer parte da solução ou minimizar o problema, por escassos segundos. Mas aliviei. E segundo a segundo, algo começa a tomar forma...

Mind the Gap, Mind the Trap, just Mind That!

FYI - Global Gender Gap Report 2006 - if you really mind the gap... :-)


The report measures the size of the gender gap in four critical areas of inequality between men and women:

1) Economic participation and opportunity - outcomes on salaries, participation levels and access to high-skilled employment

2) Educational attainment - outcomes on access to basic and higher level education

3) Political empowerment - outcomes on representation in decision-making structures

4) Health and survival - outcomes on life expectancy and sex ratio

The report and individual country profiles are available free of charge online at http://www.weforum.org/gendergap

1 Comments:

Blogger Gonçalo Franco said...

Não te esqueças de avisar que "Mind the Gap" não é o nome de uma banda ;)
Mas olha... a verdade é que, me aperece a mim, que tens toda a razão no que toca ao facto de as pessoas só darem importancia ( relativa - mostrando-o por sms ) às coisas, no dia de qq... o outro dia, tal como aqui escreveste, foi o dia da mulher. Irritava-me... porque por todo o lado havia hones a sorrir às mulheres nas lojas e dar-lhes flores... Numa loja, até o caixeiro, apertou a mão à Marzena... eu não estava a perceber e achei que ele era simpático por natureza... e por isso fiquei de mão estendida, pendurado... Rídiculo.... Eu quero lá saber do dia da mulher. Eu não faço o meu "trabalho" uma vez por ano. Se calhar, não faço só nesse dia em forma de protesto :P Sobretudo, nesta sociedade onde vivo, machista... Onde as pessoas não são muito civilizadas ainda... e onde tem muito que andar e aprender. Senti-me rodeado de hipocritas. Todos os dias dou o meu máximo à Marzena. Todos os dias respeito uma mulher como pessoa... não como mulher. Se calhar, devia haver um dia do homem... É que eu não dou tanto trouco aos homens.
Em tudo levas razão... A soliariedade tem que ser activa ... todo o tempo. Enfim... não vou repetir as tuas palavras. eu não o diria melhor.

11:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home