segunda-feira, outubro 30, 2006

Branco ou negro, baunilha ou chocolate

Podíamos estar a falar de comida, de chocolates, de sobremesas deliciosas, mas, estamos a falar de trocadilhos venenosos, de linguagem enganosa. Penso que chegou a altura em que, mais do que nunca, as coisas têm que começar a mudar, efectivamente. As velhas frases tais como, "é o hábito", "estava a dizer por carinho", "tu sabes o que eu quero dizer" e por aí fora, já não servem. Pelo menos para mim. Porque não, não sei o que queres dizer! Melhor ainda, sei o que queres dizer e que o queres dizer! E que percebes o que estás a dizer, mas disfarças-te com as tais velhas frases e fica o dito mais do que dito e o ouvido quase que ensurdecido, pois já é de tal dimensão o zumbido deixado pela extensa repetição de tais termos e frases tão "esbatidas", que prefiro morder a minha língua ao ouvir a tua, reproduzindo tais sons vazios de vida. Estou decidida a não ignorar isto. Sempre estive decidida. E tu?

"Brasileiros, Ucranianos e Pretinhos" - expressão de uma amiba(amiga), sobre os invasores e usurpadores dos postos de trabalho da grande empresa, geradora de carreiras promissoras, chamada de "Dia". Pois é, ainda não chegou o dia...
"Desculpa lá, mas elas eram pretas" - declamação/reclamação de outra amiba(amiga), aquando um alegado episódio de assédio, salvo erro, numa loja de chineses... (outros que deixam muitos de "olhos em bico"... )
"Tão giro, parece um macaquinho" - expressão de outra amiba, quando "carinhosamente", ilustrava o seu carácter amistoso e distribuía, generosamente, galhardetes pela plebe.
"Qual, o pretinho?" - expressão de outra amiga (atenção, reparem que esta não me suscita dúvidas sobre a maneira como devo ou não descrever o que vejo quando nela me revejo), quando se falava sobre a última adopção da Madonna, aquela, a vaquinha loirinha? Digo isto com carinho, claro.
"Porque é que não quer este croissant, que é da sua cor?" - pergunta de outra amiba, quando manifesto o meu gosto por croissants menos queimados...
"Tu agora só sais com pulas? Vais ter com os teus amigos brancos?!" - perguntas de outras amibas, estas das menos claras ou se preferirem, das mais escuras, quando aqui, a vossa amiga, fazia e continua a fazer, o que lhe apetecia.
"Se não fôssemos nós, vocês nunca tinham aprendido a comer com garfo e faca" - outra amiba... e acreditem que tudo isto ouvi muito recentemente... (Coitados dos chineses, não tiveram a mesma sorte que nós...)

E podia continuar aqui, com muito vagar, a "despejar" as milhentas expressões e insinuações que para cima de mim despejaram, ao longo desta minha vida e que irão continuar a despejar. Sim, isto não vai parar. Porque é hábito e o hábito faz o monge, porque estando habituadas as pessoas sentem-se mais confiantes e seguras quando pensam que estão a comunicar, mas o seguro morreu de velho e porque quando alguém se insurge, contra tais hábitos e bons costumes, é porque é muito susceptível, porque não aprendeu a lição como deve de ser (afinal, todos tivemos história na escola, e a história é só uma - certas criaturas com qualidades dignas de Deuses e com um destino messiânico, correrram mundo fora, muito levaram à sua frente, pouco deixaram para trás, mas o seu ego, ficou tão grande tão grande, que ainda hoje e, certamente, durante mais uma eternidade, Irão continuar a viver na sombra criada por este ego, também conhecida por, "à sombra da bananeira"...

E digo, em jeito de chorrilho e tudo corrido: o meu melhor amigo não é preto, nem todos os homossexuais são boas pessoas, porque são pessoas como outras quaisquer, logo, não têm nenhuma qualidade especial, prescindo do convívio com pessoas tacanhas, racistas/ discriminatórias, mesmo que "não se sentem ao meu colo" ou porque o que dizem e fazem, é com carinho e derivado do "hábito" e "educação (F)rígida" que tiveram, o meu pai não é branco, eu não sou mulata, nem sou um ser "especial" ou igual a vocês (sejam lá vocês quem forem - os que discriminam, incriminam ou sublimam a questão), o racismo não é como o Alka Seltzer, ele está lá e vê-se nitidamente, eu também tenho caspa, o meu cabelo é comprido, tenho uma juba de leão, quando vou à praia também me bronzeio, visto-me consoante o meu estado de espírito, o meu guarda-roupa ou formação escolar ou gosto musical ou partido político, não define e condiciona o meu modo de pensar nem define a minha pessoa, não me enquadro em nenhuma categoria e fazem-me rir as etiquetas, etiquetadores e coleccionadores de etiquetas (venham elas em roupas ou não), não sou Beta nem VHS e betos são aqueles que não conseguem e nem se atrevem a experimentar coisas diferentes, porque leram em livros ou viram filmes ou ouviram músicas que moldaram as suas pessoas e mentes, tornando-os arrogantemente ignorantes e amargos (e aposto que muitos choram à noite, no escuro, no cantinho do seu quarto, simetricamente mobilado e decorado, de acordo com o Feng-Shui ou o catálogo do IKEA ou AREA - para não estar sempre a bater (só) )no IKEA - racistas do caraças!!!!! :-)), a minha roupa interior é toda da Benetton e os meus sapatos são quase todos comprados na zona da Almirante Reis, quem passar pelo Martim Moniz não é automaticamente assaltado, nem é hipnotizado de maneira a ter como pratos preferidos Caril de Gambas ou Chop Soy de Lulas, gosto de Coca-cola (light!) e se esta é um produto do capitalismo o tabaco...nem comento... e sim, se mandasse no mundo, acabava com o tabaco!!! (faz-me mal, faz-vos mal e cheira mal!!!!) :-), tenho 31 anos de idade e o meu b.i não é falsificado, pois nasci na maternidade Alfredo da Costa (coelheira, como "carinhosamente" o Rodrigo a chama...) e não vim para Portugal para jogar futebol no Benfica ou no Porto e não foram necessárias aldrabices para diminuir a minha idade, se não conseguem adivinhar a idade de certas pessoas, como os "pretinhos", é porque não têm o dom da adivinhação... (e porque, quer queiram ou não, a minha pele é melhor do que a vossa e não fumo e bebo alcóol quando me apetece e não porque é suposto beber-se alcóol quando se sai à noite ou porque se não beberes e/ou fumares, não deves sair à noite), irritam-mse pessoas que estejam constantemente irritadas com fumadores, quando elas quando abrem a boca só dizem horrores e soam a estupores, uma bica sabe bem sem um cigarro e dois comprimidos de dulcolax são mais eficazes do que um cigarro na hora de "enviar um fax"..., de(testo) chocolate branco mas se pudesse, embrulhava o Rodrigo numa embalagem de Galak e tinha sempre uma na mala...se gosto e estudo música, isso não faz de mim, novamente, uma excepção nas Vossas regras, é porque gosto, porque nasci e vivi sempre com a música e porque assim aconteceu (tenho médicos, enfermeiras, advogados, pilotos na família e não me vejo a pilotar um Boeing ou a fazer um triplo bypass (apesar de já ter visto dezenas de episódios do E.R), pratico desporto porque adoro e foi uma das coisas que escolhi seguir da educação Rígida(muita paulada levei) que tive e não devido à compleição da minha RAÇA (Rrauuuuuf, só me apetece ladrar, quando ouço este termo), os portugueses em Angola, fizeram sexo com as "neguinhas" porque não tinham outra opção e homem que é homem, "come" tudo, e não porque "é endémico", "está dentro de nós", como afirma um ex-colega meu de faculdade, cinquentão, "maquinista-lenilista", que esteve em "África", esse "país"... que já foi vosso... e "fome" não passou..., os animais são nossos amigos, excepto aqueles que andam com grandes açaimes no focinho (defensora dos animais, mas não sou estúpida!) e aquele que te diz aquilo que realmente o que pensa, esse sim, é teu amigo, ainda que o consideres um perigo... as avós e mães de irmãos meus, essas sim, são brancas, têm filhos e/ou netos negros, sangue do seu sangue e são discriminatórias, logo, o sangue não é mais espesso que a água, se tens uma irmã preta e és branca, isso não faz de ti menos racista ou tolerante, eu não quero ser tolerada ou posta numa categoria especial, e por isso, frequentei sempre escolas públicas e de ensino normal porque, repito, não sou "especial" e quando existem grandes filas de trânsito, não é porque o condutor é velho ou preto, é porque só consegues ver o teu umbigo e, uma coisa te garanto, se não o limpares frequentemente, só vês é merda... :-)

E ainda digo mais...não quero ser aceite por ninguém. Estou bem com a minha pessoa, sou linda, porra e assumo-me como ser humano, que vai à luta do seu espaço neste mundo, no meu mundo! Porque é meu! E se isso significar que, com esta minha atitude, me arrisco a ir ao fundo sozinha, "na boa, meu". Já lá estive, no fundo e é escuro como brEU. Por isso, amigos e amibas, enquanto não mudarem o curso da história e reinventarem a vossa história, o vosso caminho, mudarem o vosso "háb(l)ito", sereis sempre mais uns pULHAS no meio das Ulhas e por mais crentes que sejam, não há salvação que vos salve. Até prova do contrário, a vida é só uma e o que conta é o que fazemos hoje, amanhã e depois de amanhã. E o que faz de nós boas pessoas, não é o não fazer mal a ninguém, mas sim o bem a alguém. Porque, assim como qualquer um de nós, perante um morto, será sempre considerado uma pessoa activa... aquele cujo caminho não se cruzar com ninguém, será sempre um triste solitário, disfarçado de caixeiro-viajante. E para isso, mais vale não sairem do vosso armário. Fiquem na vossa timidez e não pensem que, lá porque tiraram uma fotografia ao pé de um leão (drogado...kitty kitty kitty) num safari algures em África, são os maiores...

p.s.r (post scriptum de um raio!) - fui confusa? Era para ser. Certas palavras e situações, só fazem sentido, quando são vividas na 1ª pessoa, por isso não peçam desculpa ou pensem que até são bem intencionados, quando nunca irão sentir o que muitos de nós - pretinhos, bichas, panascas, chinocas, "do leste", gordos, anafados, geeks, freaks, retros, intelectualóides, mongolóides, etc - sentimos, porque vocês, sendo coerente com o vosso linguarejar, serão sempre branquinhos... No entanto, digo-vos que, devido a esta realidade que sempre vivi e de acordo com a minha vivência, muito ganhei com estes hábitos e educações de topo. Orgulho-me de ser esquizofrénica sem aspas, sinto-me parte e aparte de tudo e de todos e, caso exista uma próxima vida, sei que vou nascer novamente mulher, NEGRA, mas lésbica, com bigode, serei trabalhadora de uma fábrica de tampas de sanitas e viverei no meio de uma sociedade ainda mais machista que a portuguesa... Ah! E o meu nome... será Maria... das Neves. E as pessoas irão conhecer-me não pela, "linda negra que vem e que passa" :-), mas pela gaja viciada em chocolate branco...e que passa a vida a escrever frases parvas nas portas das casas de banho...

E serei linda, porra!

http://www.funnyplace.org/video.php?id=3154 - uma pequena ilustração...

13 Comments:

Blogger iC said...

e és linda (uindaaaaaaaaaa)! e eu gosto mt de ti. mas confesso que tenho uma certa curiosidade em te ver lésbica e de bigode :) (tou a brincar!).

12:06 da tarde  
Blogger Tokitoka said...

Olha que eu, com bigodaça...faria cá um sucesso... E a duas, tu e eu, de bigode? Já que tivemos fama, ao menos, tiremos algum proveito. Se bem que, não conheço assim tanta gaja que me seduza. E pêlos por pêlos, prefiro os do Manso. Não irritam e fazem cócegas!!! :-) E não saem aos tufos, pelas várias saídas das T-Shirt's! Gaja, me love you tooo! always...com bigode ou sem bigode

1:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tu és linda... linda de morrer, super sexy e, com uma voz lindíssima :)

Numa próxima encarnação, vais ser lésbica, de bigode? Mas as lésbicas não usam bigode, podem é não se depilar e terem buço :)
confesso que não sou lésbica, mas conheço lésbicas bem atraentes, e se eu tivesse atracção por mulheres, caia de quatro por algumas :-) mas não, gosto de homens e, numa próxima encarnação não te vejo lésbica, talvez sejas um homem, de bigode, com um fio de ouro ao pescoço, cheio de pelos no pescoço, camisa aberta para dar um ar mais machão, a unha do dedo mindinho comprida, cheia de anéis de ouro, uma pulseira de ouro com o teu nome gravado, a fumar imenso, a falar de gajas e de futebol :-) (isto é na brincadeira, não fiques brava comigo)!!!

Tu és linda nesta encarnação...linda :)

Um beijinho,

a.p.v.

8:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pelos no peito, e nas costas, tufos grandes, não no pescoço... ai que má que estou a ser... estou a brincar contigo :)lindona...

Beijinho

a.p.v.

8:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pelos no peito, e nas costas, tufos grandes, não no pescoço... ai que má que estou a ser... estou a brincar contigo :)lindona...

Beijinho

a.p.v.

8:07 da tarde  
Blogger Tokitoka said...

superaste as minhas expectativas! Camisinha aberta,pulseirinha de ouro...e unha comprida e nojenta... (já estou agoniada...). Mas olha, que numa coisa tens razão...muitas vezes digo ao Rodrigo e diz ele também,que se eu fosse um gajo, seria má como tudo para as gajas. E confesso que seria...não tenho paciência nenhuma para as manias das gajas: o tampo da sanita para baixo, a pasta dos dentes tapada e a embalagem direitinha, a manteiga tirada de forma a ficar lisinha, a roupa estendida de maneira X, a cama de manhã sempre feita...limpar a casa a fundo, no fim de semana...por aí fora...que horror! E a mania que só elas é que sabem fazer as coisas bem, mesmo aqueles que se acham diferentes das outras, acabam sempre por fazer baby-sitting dos gajos... Eu não teria paciência! ui...era pegar e largar. Nem davam por mim a sair ou eu é que corria com elas da cama! :-)

Por acaso, escreverei sobre isso, assim que der...

6:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois, eu também não sou uma dona de casa à maneira, como devia ser, se bem que tenha a mania da perfeição com as coisas.

Olha que eu estava apenas a brincar contigo!!!

Mas para finalizar o conjunto horrendo faltaram os sapatos pretos bicudos e umas meia brancas (que horror!!!) e chegar a casa e um homem que é homem tem que bater na sua mulher!!! e sentar-se no sofá a ler o jornal "A bola" e ficar à espera que a mulher lhe sirva o jantar, se não servir, põe-na fora de casa, como um verdadeiro macho!

Beijinho, linda :)

a.p.v.

12:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

faltou o relógio de ouro...

e o fio de ouro tem uma cruz em baixo.

e várias tatuagens nos braços com desenhos de gajas todas nuas e de cobras horrendas com a língua de fora, em vermelho e preto, e o seu local de trabalho cheio de posters com mulheres nuas :)


ai que má que estou a ser, estou a brincar!!!

Bjs

a.p.v.

12:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mansinha,

Estou cada vez mais apaixonada por um casal gay (dois homens :-)). Um loirinho de cabelo aos caracóis cheio de complexos porque tem acne, já lhe dei vários conselhos para curar o acne, muito meigo, e um africano de cabelo comprido lindo e super exótico, também muito meigo. São amorosos.

Queria namorar com os dois, mas não posso, pois estão comprometidos um com o outro.

Já viste? Não tenho sorte nenhuma :-)

Bjos

a.p.v.

P.S. Também há outro de quem gosto muito, esse é bi, talvez mais para o hetero, mas todos os filmes onde entra são altamente eróticos, tipo cenas escaldantes entre ele e outros homens, de me deixar passada da cabeça :-)excelente no seu papel de actor, e tem uma voz rouca e sexy que nem te digo nada.

Resumindo : estou apaixonada por estes três gajos, azar o meu :-)

a.p.v.

7:31 da tarde  
Blogger Tokitoka said...

Cheira-me a procura de amores impossíveis...sabes que daí não levas nada, por isso, toca de sonhar com eles. Mas sonhar não faz mal. Desde que vás mudando de personagens de sonho para sonho... Mas é normal, as mulheres, "apaixonarem-se" por gays. Transmitem mais "segurança", suponho. Parece que nos entendem. Mas...lembra-te,são pessoas como outras quaisquer. E adoram joguinhos de sedução. Não gostamos todos?

2:04 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É mesmo a procura de amores impossíveis, sei que daí não levo nada... Mas tenho muito mais carinho pelos gay que pelos que não são. Sempre tive, mas no meu local de trabalho acentuou-se. Identifico-me mais com eles, não sendo gay (eu). Têm uma sensibilidade e uma forma de estar na vida diferentes.
Como não quero ninguém, vou-me apaixonando pelo impossível...

Bjos

a.p.v.

12:42 da tarde  
Blogger Gonçalo Franco said...

o que "essa gente" precisava era de viver uns anos noutros lugares da europa... Eu não era preto até vir viver para a Polónia... ou por outra, se calhar até era mas não me tinha apercebido. A questão é que essa gentinha que se acha "branca", seja lá o que isso for, não tem noção de que se sairem do sul da europa já não são de todo brancos. E nem é preciso serem morenos, basta terem cabelo natual de cor castanho escuro. ( é engraçado que só em portugal as pessoas de cabelo castanho claro são loiras - ninguém chamaria loiro aqui a uma pessoa assim, nem se lhes ocorreria... é a ancia do portugueses de ser branquinhos que até os morenos são loiros quando levam com o sol no verão e ficam com madeixas... No fundo não se aceitam e até são racistas para com eles mesmos... O problema dos Portugueses é não terem nascidos num país rico de gente "branca" )
A verdade é que eu estava tão habituado a ser "branco" que fiquei confuso durante algum tempo aqui na Polónia... Considerei a hipotese de ser daltónico ou assim... mas não sou mesmo "preto" - ou pelo menos eles dizem-me que sim. Eu com em estava habituado a ser "branco" percebi que afinal nós somos é ignorantes nesse jardim à beira mar plantado. Eu quanto a mim não me aquece nem me arrefece porque as gajas para mim são todas iguais :P desde que tenhas a cenas assim no lugar como tudo boazona ;D desde que não cheirem mal da boca pode haver erecção! E cheirar mal da boca não se combate só com lavar os dentes... A ausencia de inteligencia cheira mal e não dá tusa...

Olha que a Madona é tão loura como era a Marylin... chama-se tinta e encontra-se em qualquer supermercado! :)

:*

12:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Compreendo o Gonçalo Franco e acho que ele tem toda a razão.

Nós vivemos num país do terceiro mundo, sinceramente!!!

A mentalidade portuguesinha tem muito que se lhe diga...

a.p.v.

6:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home