segunda-feira, outubro 16, 2006

"Novelo Vago"....


"Eh, pá, não consigo ver nada... No pasa nada.." Pois é, os Nouvelle Vague... esse mito, agora desvendado, estiveram no Porto, no giríssimo Hard Clube (tirando as casas de banho, que eram de fugir...). E foi tal e qual um "novelo vago", uma embrulhada, a ser vagamente desembrulhada... Eu a querer poupar e gastei 25 euros, para ouvir, nada... Não sendo uma fã ou fanática pelo grupo (porque estava lá um punhado de gente histérica que, provalmente, dirá - foi o concerto da minha vida... Esperemos que a esperança de vida deles seja curta, para não concluírem que, afinal, têm andado de olhos vendados...), achei que seria algo fixe para fazer, numa sexta-feira à noite, no Porto e no H.C. Oh, triste destino... Imaginem o que é convencer (que não foi complicado, foram uns queridos.. :-)), as pessoas mais "complicadas" e fechadas deste mundo (nesta matéria), a ouvirem outro tipo de música que não seja clássica e clássica...e um pouco de bossa nova (é in...e já não é mau), a verem este concerto. Foi tão fácil que, sendo a esmola grande, eu deveria ter adivinhado que algo iria correr mal! E correu: o concerto.

1 - Duas vocalistas, não sei porquê...talvez ignorância minha, mas, no 1º cd, parece-me que só há uma vocalista. Que, digamos, até não estava mal, mas, para os mais "educados" na arte do canto (maldita cruz, em concertos deste género, não nos escapa nada...), percebemos logo que, as "coquettes" estavam em dia não... Muitas chamuças e croquetes no bucho? Muitas visitas às caves do vinho do Porto?
2 - Ainda sobre as vocalistas, a do cd, a de voz de menina naïf e atrevida...quando cantava, levemente, encantava. Nem que fosse por causa de as suas cantorias serem a seguir às da outra vocalista que, imaginem vocês, era o oposto... Parecia que tinha algodão na boca (se calhar vem aí mais uma sequela do Padrinho...), não se percebia nada do que ela dizia e, por vezes, parecia que estava a ter convulsões... Talvez, não sei, seja uma aspirante a Janis Joplin,mas, não desejando mal à rapariga, que a sua carreira seja mais curta do que a da Janis, não tendo nenhum fim fisicamente trágico, porém, um desaparecimento mágico, não faria mal ao mundo.
3 - As músicas....muitas delas, cantadas a abrir, ou seja, duração inferior à do cd... e, uma boa parte, quando cantadas pela Janisssssss...faziam a minha cabeça rodopiar ao estilo "Carrie". A única coisa que se percebia perfeitamente, na voz da Janissssss, era o "too drunk to fuck" e os meu colegas, diziam - eu estou a perceber "too drunk to fuck!".... E eu: pois...é mesmo assim, a letra. Desta vez, não é uma convulsão...
4 - O concerto que, começaria às 21h (com desconto, poderia ter começado às 21h30), começou às 22.15, more or less...e perto das 23h....já diziam que iam cantar a última música....E, sendo as músicas deles cantadas em versão fast forward...imaginem os encores... (claro que,dispensávamos os ditos encores...)
5 - Fiquei sem vontade de comprar o último cd, fiquei a "adorar" a Janissssss.....ssssss....gastámos imenso dinheiro...(somos artistas, logo, somos pobres...) legitimei a postura dos meus caros comparsas de: "quando ouço música alternativa ou qualquer música que não seja clássica, passo à frente...) e só me apetecia estar "too drunk and go to fuck"... que sempre sai mais barato e, com a pessoa certa, é prazer garantido... Saímos antes do "conserto" acabar... Tal era a emoção... Felizmente, é a intenção que conta e eles entenderam o "espírito da coisa". Se não, estaria a esta hora, algures, nas margens do Douro... :-)

Agradeço aos meus companheiros, dessa noite, conseguiram suportar muito melhor do que eu tal (des)conserto...e até bateram palmas! (O público é a morte do artista, e nós, artistas com A - Grande de Ah, Valente! sabemos bem o que é isso... - "Conde, estamos contigo!!!" (Alto, alto, Sr. Conde!) - Por isso a solidariedade, perante tanta leviandade...

Assim, se a "Nouvelle Vague" foi um período fundamental na arte do cinema, o concerto dos Nouvelle Vague deixou muitas dúvidas sobre o seu esperado contributo para o avanço e inovação na arte da música. Ou, poderiam fazer como muitos de nós, incluindo eu, cantamos e inovamos, no nosso "quarto de banho", com efeitos especiais tais como a água do duche a correr, o autoclismo a encher, etc. Evitariam dar futuras banhadas ao pessoal... Os Novelo Vago, deveriam confinar-se às quatros paredes de um lugar fechado... Sei lá, talvez de um estúdio (mas não de gravação, um T0, à beira do rio...). Poderiamos até imaginar já o nome do próximo álbum - "behind close doors...", com novas (per)versões de músicas dos seus discos anteriores, como por exemplo:

"Oh no, not Janissssss...she'll tear us apart..."

p.s - A parte instrumental, não era má... (será que os instrumentistas não teriam um diapasão para a Janisssss?! Ou terá ela tropeçado nele e tendo este ficado entalado no seu..) Foi pena não terem despachado a Janisssss... Ai... Estou tão atrasada para uma aula, mas precisava de desabafar... :-)

10 Comments:

Blogger Gonçalo Franco said...

Pois... eu acho-lhes piada... mas é como tu: não sou o maior fan. Tiveste azar! Às vezes temos surpresas naqueles concertos dos quais esperamos menos. Esse pelos visto foi um trailer de concerto ... 1hora por 25 euros... só se for ao ataque à porta do tecnico :P

4:59 da tarde  
Blogger Tokitoka said...

Nem imaginas, amigo... Eu acho-lhes imensa piada, claro. Por isso, fiz questão de ver o concerto, mesmo estando nas lonas. Convenço os outros macacos, vou toda "excitada" para curtir uma boa noite e partilhar com o pessoal que, a música não tem fronteiras... E...olha...nada! Após 40/45 mn de palhada, dizem que vão cantar a última canção?!

Confesso que, há certos grupos ou estilo de música que sei que, tirando o ouvir em casa, não vale a pena gastar dinheiro num concerto. Vamos imaginas os Thievery Coporation, por exemplo, ficaria em casa. Ainda que, sempre temos dj's a fazer remixes e originais e pode ser uma boa noite passada. Gotan Project, sei que tem muita electrónica (eu gosto), samples, etc, mas poderia ser giro - a parte do baixo/contrabaixo ou outro instrumento que possam usar em palco. Mas, chegar lá e ser uma banhada... Espero que Gotan Project, que não irei ver, pois mesmo se quisesse, tenho eu concertos (excepto 2as feiras), ininterruptamente, entre 15/11 a 30/12...não seja a mesma coisa. Alguém que mostre aos Nouvelle, o que é um bom concerto, alternativo, "inovador" e com espírito. Não havia garra. E Tango sem garra...será da tanga! :-)

Bou estudar...beijos mansos, lindo! Saudades à moçoila loira

5:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Adorei o texto, perspicaz, incisivo e irónico, quanto aos “ Novelo Vago”, foi uma pena.


Pelos vistos valeu a pena pelo local não è assim?

9:05 da manhã  
Blogger Tokitoka said...

O local, é fantástico. Gostaria de ir lá durante o dia, ver com luz. E aquelas janelas e a vista delas...

No entanto, esqueci-me de dizer que, tinha pensado em comprar os bilhetes cá, em Lisboa e passei pela Symbiose, uma loja na Rua de Arroios, que eu, incrivelmente, passando a pé por essa zona muitas vezes, desconhecia. Eles organizaram, julgo eu, o concerto. Cada bilhete, dava direito a um cd e nós, sendo 5, recebemos 5 cd's diferentes. Estou curiosa para saber se há algo de interessante.
A loja, a Symbiose, fui lá à pressa, mas pareceu-me bastante interessante.

12:24 da tarde  
Blogger im said...

Foi de facto um concerto a não esquecer. São poucas as oportunidades em que podemos presenciar tamanho embaranhar do inglês.

Mas o grupo é bastante bom! :-D

Baci cara colega camponesa ;-)

9:44 da tarde  
Blogger eloi said...

E depois há os concertos para nunca mais esquecer: Lhasa na Aula Magna!!
Há pessoas q visivelmente (ou será melhor usar a palavra "audivelmente"!?!) nasceram para transmitir emoções pelo som.1

4:52 da tarde  
Blogger Tokitoka said...

Tu ouves lhasa?!!!! Já podias ter dito, ou mamarracho! :-) Gosto imenso dela,imenso. E o ano passado, salvo erro, em Dezembro, estava mal de massas e não fui. Ofereci o bilhete à Isabel, uma amiga minha e ela adorou... Nem sempre dá para tudo e achei que era mais giro e que lhe estava a fazer mais falta a ela do a que a mim, na altura, tal lavagem de alma... Ela, a Isabel, depois comprou-me o último cd dela.

Vês, há tipos com sorte...e és um deles! :-) Lhasa! Lhasa! Lassie! Lassie! Lassi Lassi! Entusiasmei-me... Nem sei se é assim que se escreve, mas estava com fome e a pensar em comida e restaurantes indianos. A 1ª Lassie, foi mesmo a reacção de rafeiro contente, a abanar o rabo! :-)

beijos e eloi, irei precisar da tua ajuda, asap.

6:21 da tarde  
Blogger susana said...

pois eu também lhes acho piada no cd que ouvi...
realmente a Janisss de soluços, foi o infortunio daquela banda, talvez estejam para mudar de vocalista... coitados, irão à ruina!
Quanto a mim, não fiz qq tipo de boa acção, o repto era um bom repto e fui de bom grado.
Só metade do concerto foi frete, ou seja, quando a soluçante Janisss cantava!
Ainda penso oferecer o disco 1 à minha irmã pelo Natal q ela de certeza tb irá gostar!

5:58 da tarde  
Blogger susana said...

...e falando em Lhasa! É realmente uma grande Senhora!
Sou viciada no 1º album. Devo saber as músicas todas de cor.
Este album em inglês já não acho a mesma graça! Mas continua a ser bom!

6:03 da tarde  
Blogger Tokitoka said...

Também gostei mais do 1º. Mas, depois de ouvir mais vezes o segundo, em inglês, na sua maioria, percebi o que ela queria fazer. O cd,é dedicado às suas sobrinhas. Ela queria "dizer-lhes" o que era a vida. Parte dela...e quando ouço algumas músicas e penso nas letras, acho que ela, provavelmente, conseguiu passar a mensagem. As primeiras músicas dos dois cd's, fascinam-me, principalmente, do 2ºcd.

E eu sei que vocês não fizeram frete. Mas fico fula quando vou a um concerto e acontecem daquelas. O 1º cd, continua a ser bom, sem dúvida.

10:48 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home