quarta-feira, março 14, 2007

A lista

Pelo menos nos filmes e nas séries, todos têm uma lista de coisas que querem fazer, antes de morrerem. Alguns começam a fazer a lista, quando sabem com alguma ou bastante precisão, o tempo que lhes resta. De todas essas listas, a que achei mais "engraçada" até agora, é a da série "My name is Earl". Fantástica série, para quem tem realmente sentido de humor. Em suma, ele passa a vida a fazer porcaria a tudo e todos, certo dia, ganha a lotaria mas, logo a seguir, é atropelado. Karma! Pensa ele. Aconteceu-me algo positivo, fui logo castigado. E então, decide fazer uma lista de pessoas a quem prejudicou e corrigir os seu actos, utilizando o dinheiro que tem para o conseguir. A lista é grande, e os danos causados são muitos.

Anyway...decidi que a minha lista ia ter outro formato. Acho que é bom termos uma lista (excepto listas de supermercado em mãos de pessoas confusas, que não se entendem, que nem conseguem escolher um só tipo de pão para levar....). A minha lista funciona da seguinte forma: tal como todos nós, ou quase todos nós, pois há quem seja tão dormente que a sua lista resume-se a: carro, trabalho, família e um plasma. São muitos, os plasmahólicos... Bem... Vou seguindo a minha vida e, à medida que encontro coisas que gostava muito, mas muito de fazer ou ter, ou ver, ou conhecer, sentir, whatever e se estiver ao meu alcance (i.e, não vai desquilibrar a minha vida), faço. E depois de feito, ponho o seu nome na lista. E assim, começa a minha lista.

Não acham mais motivante? Mais rejuvenescedor? Mais fácil? E a lista, estará sempre completa. Porque a lista, são as coisas que conseguimos fazer e não as que gostávamos de fazer e não conseguimos. Assim, posso ter 3 coisas na minha lista e guess what: boa! Estão as 3 feitas. E a lista não tem fim, mas sim "um fim", aproveitar a vida consoante podemos e com o que temos ao nosso alcance. Sim, porque eu também gostava de ter um Chef particular e pedir-lhe coisas trabalhosas a meio da noite ou do seu dia de folga!!! Mas, sejamos sinceros, é mais fácil aprender a cozinhar e olha, de vez em quando lá sai algo digno de um Chef. Ou então, porque não ter um amigo ou um familiar que saiba cozinhar? Ou um sogro que seja Chef?!!!!! :-) Ah! Até tenho um sogro assim! Já viram?

A nossa vida continuará a ter ilusões e desilusões... É verdade. Mas eu, tento fintá-la quando posso. Quando não consigo, olha, era dia de ficar em casa. Hoje, penso eu, faleceu uma jovem de 24 anos, prima de uma amiga. Estava a concretizar os seus sonhos, a concretizar a sua lista. Segundo a minha amiga, ela tinha muita energia, estava nos paraquedistas, em Tancos, estava a acabar o 12º e tinha a sua mota. A mota avariou, veio a Lisboa buscá-la, após a reparação, teve um acidente e...no local. Tinha a sua vida pela frente. Não temos todos? Serão os 24 anos dela simplesmente um começo de vida. No meu entender, conseguiu fazer coisas, uma listona, que muitos de nós, aos 70 anos, não iremos fazer. Porquê? Força de vontade, comodismo, desculpas esfarrapadas, vivemos em função dos outros, perdemos a vontade de viver, somos zombies sem dar por isso e não temos tomates para lutar contra a probalidade de algo acontecer, em nosso favor. É pena.

Não a conheci e não deveria estar, parece-me óbvio, destinado conhecê-la. Mas acho que teve uma vida cheia, que os seus 24 anos não foram contados como os de muitos de nós. E também sei, que mesmo que os seus o vejam desta maneira, perder alguém que se ama e que se quer muito, dói... A todos nós que já perdemos alguém, vivo ou morto, a vida continua. Como? 1º, sofrendo, o resto da vida, depende de cada um. Eu, "I'll do it my way". E logo se vê o que acontece. É tão giro, escrever e falar sobre as coisas...

2 Comments:

Blogger eloi said...

É caso para dizer: "Life happens, just deal with it!".

Beijinhos muitos,
e.

1:33 da tarde  
Blogger Tokitoka said...

Pois é...

Olha, depois temos que falar. Pois estamos aí segunda, tu terça. Vamos estar juntos pelo menos uma vez ou duas, certo?
beijos

5:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home