terça-feira, fevereiro 13, 2007

9 anos após

o teu falecimento, Mãe, qual o estado da minha vida:


  • De acordo com o Rodrigo, sem contar com as caixas, tenho 15 par de sapatos, no chão... (mal sabe ele que hoje comprei mais uns...) Vinguei-me! Tinha poucos...
  • Odiava gatos e tenho 2 gatos e estou a fazer de baby-sitter de um 3º!
  • Desde então, já passei por 3 casas e meia (numa só durei um mês, muita borga para mim, que trabalhava, as usual)
  • A minha primeira casa depois de, tu sabes, foi uma vivenda em Camarate, com 3 quartos, dois pisos e era o máximo. No entanto, dormia no chão da sala... Mas agora vivo há quase 8 anos nesta casa e já está na altura de ir procurando outra. Já estou demasiado apegada e preciso de outro ninho
  • Apesar de falar em "ninho", ainda não tenho nenhum "rebento". Sou a única das irmãs todas, que não tem. Até a Juliana já tem. E estou contente por isso, por ainda não ter filhos. Quando for a altura, se esta existir, será. Hoje não. Não me vejo, assim de repente, com mais 20 kilos! Sim, gosto do meu corpo e não me apetece nada rebolar por aí fora! :-)
  • No entanto, já encontrei um "parceiro" com ar viril, fértil e olha, se me apetecer, venham elas, as fraldas malcheirosas! (note to self - comprar molas para o nariz e tampões para os ouvidos)
  • Tenho acordado para a "vida" aos poucos, e ninguém faz de mim gato-sapato, pelo menos duas vezes. Mas só uma já é raro. Excepto os meus gatos que, como bónus, também estragam sapatos. Não percebem que não temos o mesmo conceito de perfume ou de eau de cologne.
  • As pessoas que te conheceram, continuam a dizer que sou parecida contigo, fisicamente e, por vezes, não sei porquê, não quero que o digam. Mas, sempre foste bonita. Já aceito melhor o comentário. E aturaste muito. Transformo isso em ter garra. Já não aturo tanto quanto aturava (tiinhas um sinal fixe na cara, hoje em dia, isso é cool. Podias tê-lo mo deixado em testamento!)
  • Continuo a ser um pouco desleixada com a arrumação da roupa... pois em dias de fúria ou atraso brutal, atiro tudo para o chão. Mas, já melhorei muito, arrumo o armário com mais frequência. Aliás, esta semana, é tempo disso. Já que tenho que lavar a casa toda...sniff. Mas 90% das vezes, faço a cama de manhã.
  • 9 anos depois, tenho forças e condições para te ajudar. Mas já não estás cá. Eu sei. No entanto, continuar os meus esforços e sacrifícios, fazem com que, acredita, muito directamente, te esteja a provar que iríamos conseguir. Se tivéssemos tido mais tempo....
  • Continuo a não gostar de favas, de ervilhas e ovos escalfados. Mas não perdi o gosto pelo cozinhar. Quando cozinho, estou em contacto contigo.
  • Quando estou triste, depois da tua morte e outros acontecimentos, quando me lembro dessas coisas, se estiver a comer, não consigo e desato a chorar. Porque será? Comer dá-me imenso prazer, adoravas comer um bom prato, lá da terra e beber um bom vinho...(que saudades dos teus cozinhados). A dada altura, a comida escasseou, o prazer desapareceu e quando como e me recordo dessas alturas, não passa mais nada na garganta.
  • Mais coisas...continuo a ter vizinhos malucos!
  • A família está cada vez mais maluca e, seguramente, devo possuir algum anticorpo que desconheço. Fixe! Seria teu?
  • Concretizei alguns objectivos da minha vida e continuo a tentar concretizar mais alguns. Faço bem, não é?
  • Durante estes anos fiz maravilhosas amizades, que espero levar comigo para todo o sempre...
  • Tenho algumas "relações estranhas", com pessoas que não sabem muito bem se gostam de mim ou não, que se sentem inseguras comigo. Por vezes, sentem-se bem comigo e, algumas delas, ou mais uma ou duas, o.k, uma...é por ser racista e narrow minded, sem se aperceber disso. Mas a maior parte dos meus amigos são racistas e discriminam, e nunca irão perceber os meus sinais ou as minhas super-directas para eles. Mas são, quase todos, boas pessoas, ou seja, praticam o bem sem olhar a quem. Repito, se não fazes mal a alguém, ou se restringes o contacto com as pessoas, não é porque sejas boa pessoa. Longe disso. Estará, dormente, talvez? Concordas, Mãe?
  • Uso um sistema de caderneta de cheques em branco, com os amigos, familiares, pessoas. Quando gastarem o último, finito. O nº de cheques varia com o tipo e importância de relação.
  • Pois é, tornei-me "blunt" em certas coisas... é a lei da selva. Por isso, se não me fazem bem ou querem bem e vice-versa, ciao bello! Aprendi contigo. Tu e as discussões com as tuas irmãs.
  • Apercebi-me, felizmente, que a felicidade não se força. Ou se gosta mesmo ou não, ou se é feliz ou não.
  • Apesar de "blunt", tento não magoar as pessoas. Isto é, se vir que ao dizer X, tudo vai acabar para sempre, se na balança o resto pesar mais, guardo para mim. E fica para o meu discurso no elogio fúnebre dele, dela ou meu! Vou tentar deixar o meu escrito! Não quero ser infeliz...como tu. :-(
  • A Cátia, tua melhor amiga, já tem 18 e veste o 46 de soutien. Talvez seja por vocês terem passado muito tempo juntas, passaste-lhe alguma coisa! Se lhe tivesses dado só mais um pouco de juízo... Ela continua comigo e com o Rodrigo. Só o viste uma vez e deves tê-lo achado um tótó! Eu sei,porque pensavas como eu e foi o que eu achei. Na altura.. Agora, olha, é o meu marido!
  • Travei algumas batalhas tramadas, desesperei muitas vezes, mas fui até ao fim.
  • Mudei muito, como pessoa, era muito introvertida... Hoje em dia, sei que falo pelos cotovelos, principalmente quando estou cansada ou quando não estou a ligar puto ao que me dizem. Ou quando estou muito entusiasmada! Quando estou zangada, calo-me. Quando estou triste, evito o contacto humano. As pessoas continuam a não saber confortarem-se umas às outras. E muitas, simplesmente não querem...
  • Lisboa e Portugal, pouco mudou. Não sei se ias gostar muito de estar aqui, em Lisboa. Nós, se a vida for por aí, iremos pelo menos dar um giro lá fora.
  • Não consigo deixar de ter o cabelo entrançado... tornou-se parte de mim.
  • Bem...não sei se querias saber mais alguma coisa? Ah, sou gira, sempre fui e tento manter-me em forma. Tento. Mas tento!
  • Agora uso muito meias, compridas e às cores e riscas. E ténis, como tu usavas. E também me visto de maneira clássica, como tu e continuei a pintar os olhos com sombra. Os lábios, não consigo. Mas a ti, ficava-te bem o vermelho.
  • Fiquei com um casaco teu, impermeável, que até está na moda, mas não sei dele... Desculpa. Mas não queria que desparecesse como tudo o resto. Talvez para o ano já saiba dele! Desculpa...
  • Não falo com o Pai. E acho que nunca irei voltar a falar. Perdoar, consigo, esquecer nunca. Aliás, será que alguma vez o perdoarei? Mas é muita maluquice para eu aturar. E por ti e por tudo o que se passou, não consigo, não posso estar com ele. Seria uma traição muito grande.
  • Mais....olha, e é isso. E vou cantando, como sempre. E a D. Virgínia foi ao nosso casamento e continua a mesma. O ABC, o Gonçalo, a Iolanda, o Guedelhas, o Pedro Rap, o Jonnhy, o Careca, o Zito, ainda são meus amigos e gostavas deles, lembras-te? E chegaste a conhecer a Raquel, a Inês, e a Sofia. E olha, casei com o Tótó da Sofia! :-) A vida é hilariante!

E por hoje é tudo. Não fez sol, mas quem sabe, amanhã, se não fará. No 1º aniversário da tua morte, já estava com o Rodrigo e comecei a festejar o dia de namorados, dia do teu enterro. E ainda continuamos a festejar, assim, é uma ocasião alegre e penso sempre em ti nesse dia. Vamos sempre a um bom restaurante, como tu gostavas. Moamba continuo a ser um dos meus pratos preferidos, assim como bacalhau com todos. Mas a Tia São não faz de ginguba. Já lhe disse que gosto e ela irá fazer. Gosto muito dela. E a Ana Faria, continuo a mesma, mais velha e cada vez mais linda. O Balduíno, continua perdido. Ainda não sei o que fazer. Mas tenho que tentar fazer algo por ele. Acho que se algo lhe acontece, algo mau me acontecerá também. Desculpa dizer-te isto, mas também nunca foste parva e sabes a vida dos teus filhos.

É verdade, queres rir, Mãe? A Juliana casou e a Cláudia foi a madrinha dela! Pois, quem é a Cláudia?! Daaaaaa! Só me deu vontade de rir. E ri-me! O padrinho? Acho que não ias aguentar... :-)

O.K, read me next year. Espero que esteja tudo calmo, aí? E sim, desculpe-me Mãe. Entusiasmei-me e tratei-te como se tivesses a minha idade. Mas news flash, o tempo continua a ser contado da mesma forma, por isso tenho 31! Trintona e boazona! :-) Beijos e tenho saudades tuas... Todos temos

p.s - vi os Depeche Mode duas vezes!!!!! Querias, não é? Não há livres trânsito por aí?! :-) Depois dizes-me o que achaste, sobre tudo. Mas só daqui por 70 anos!!!! Vai dando notícias! E agasalha-te. Sempre fomos as duas friorentas. By, sweet mamma

7 Comments:

Blogger eloi said...

Sinto-me lisonjeado por te ter como amiga. Sinto também uma imensa pena de não ter conhecido a tua mãe, mas por tudo o que já li... que pessoa fantástica que ela é!

Beijinhos e até breve,
eloi

9:35 da manhã  
Blogger Tokitoka said...

Ela conhece-te...Não é por acaso que certas pessoas entram na minha vida. Devo ter conhecimentos "lá em cima" que, sem ninguém ver, vão escolhendo os melhores e enviam alguns para mim!!! Factor C,meu caro. Elementar.

No entanto, vou escrever um post com o coemço do meu dia...para rires um pouco! :-)

9:58 da manhã  
Blogger Tokitoka said...

Ah, e esqueci-me de dizer isto, Eloi: gosto muito de ti, no matter what. Já conheço o embrulho e o recheio e gosto de saber que estou lá no meio, num cantinho...

9:59 da manhã  
Blogger Gonçalo Franco said...

olha lá...
Espero ão gastar nenhum desses teus cheques ...

Depois de ler isto fico, para variar, completamente perdido

Não só por me levar perto da minha realidade, mas também por me transpor à tua...
Que como te disse antes é também minha... Ou pelo menos eu sinto que é.
É impressionante...

3:24 da tarde  
Blogger Tokitoka said...

Gongas, se um dia começares a gastar muito cheques, eu aviso-te! Tenho cá uma marreta especial, que funciona como reminder, para os mais chegados! :-)

11:58 da manhã  
Blogger LoiS said...

Tokitoka:

Acabei por ler este teu post e fiquei com uma lágrima no canto do olho !

Bjs

2:35 da tarde  
Blogger Tokitoka said...

Lois, tiraste a cavilha. Só hoje é que escorreram as minhas lágrimas. Obrigada por teres passado por cá. Estava a precisar de um empurrão! Vou aninhar-me com os meus gatos, ainda são novitos, 1 ano em média e precisam tanto de mim quanto eu deles. Há um 3º, mais velho,sempre fiel à sua casa, mas gosta de aproveitar a vida de tal maneira, que nem a chuva o impede de ir para os quintais! Faz ele bem!

bjo

3:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home