segunda-feira, fevereiro 12, 2007

3 habituais dias estranhos de Fevereiro - 12,13,14

Uma das minhas irmãs faz anos hoje. 40 e... Nunca se diz a idade de uma senhora. Foi também o dia, irá fazer 9 anos, amanhã, que a minha Mãe se foi despedindo de alguns, tendo começado no dia 11, ontem. Foi o dia em que fumei o meu 1º e dos últimos cigarros, não sei porquê. Senti uma necessidade de mutilar-me e para mim, fumar um cigarro tinha e tem esse significado.

Era uma quinta-feira, fui ao cinema com uma amiga, ver o Titanic...(a mutilação não parava :-) ).
Filme enorme, péssimo, para o meu gosto, mas lembro-me de uma cena, em que um casal de idosos decide ficar no barco, na cama e morrer ali, juntos. Lembrei-me logo da minha Mãe, pois muitas vezes tinha pensamentos semelhantes, irmos todos juntos e de uma vez. Lembro-me também, que nesse dia, a ir para o Amoreiras, pensei que um dos meus irmãos iria morrer. Passei o dia "mal", daí o cigarro e o ir ver este filme. Estava, dormente?

Cheguei a casa por volta das 3h e pouco da manhã, já dia 13, sexta-feira. A minha Mãe, aparentemente, dormia descansada. Era raro ter um sono tranquilo, não a acordei e fui dormir.
De manhã, quando a tentei acordar, já ela tinha partido. Estava na mesma posição que das 3h da manhã. Ainda hoje não consigo dormir nessa posição. Saí porta fora, gritei que nem uma desalmada, foi excruciante. Telefonei para o meu Pai na Alemanha, só tinha vôo na 3ª feira seguinte. Alguns amores da minha vida, trataram da minha Mãe, dos papéis todos. Sei que a dada altura, agarrei-me a uma irmã minha, pus o Messias do Handel, e cantámos e chorámos ao mesmo tempo, expulsando alguma dor. A dor manteve-se. Simbolicamente, foi o término do meu relacionamento com essa irmã... Sei que comprei o tal vestido preto, que paguei 500 escudos no Canas, em Campo de Ourique, por um sumo de laranja e que pouco conseguia dizer.
No dia seguinte, dia de São Valentim, estava um belo dia de sol, enterrámo-la em Benfica. Alguns familiares, alguns amigos - acho piada aquelas pessoas que em todas as ocasiões marcantes da vida de uma pessoa, excepto casamentos, acham que as pessoas querem estar sozinhas... - 2 irmãos meus ficaram em casa a dormir, eram zombies, não sentiam nada, na altura. Ainda dei uma volta nas Docas com algumas pessoas. Voltei para casa e nunca mais consegui entrar naquele quarto e raramente vou àquela casa. Eu dormia no mesmo quarto que ela...

Ironia do destino ter sido, in a way, no dia de anos da minha irmã, toma lá mais uma cacetada, ironia do destino, ter calhado num ano bissexto... quando fez um mês, mais uma sexta-feira 13. Remédio, fiquei vacinada. As marcas que deixou, as lembranças que guardo dela e o meu amor eterno, seria o mesmo se fosse numa quarta 28... Está tudo na nossa cabeça...

1 Comments:

Blogger Gonçalo Franco said...

dá-me um aperto no peito
um ardor nos olhos

4:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home