segunda-feira, janeiro 08, 2007

Tenho estado eu a ouvir as músicas erradas?

Antes que alguém me responda a esta questão, digo-vos já que estou a ouvir os singles dos The Smiths e pus em repeat all! Se vou falar um pouco sobre mim, sobre o que se passa nesta cabeçorra, pelo menos nos últimos dias, não faz mal dar-lhe um ar da minha adolelescência que, pelos vistos, ainda persiste...

Ano novo, vida nova... Será? Sinto que desta vez, será um ano de mudanças e viscerais. Esqueçam lá as radicais, tudo tem que começar por algum lado, tudo tem as suas origens, dignas ou não, não importa, mas nada aparece assim, do nada, suspenso no ar. Excepto as cacas de pombo! Que ainda por cima são uma fraude! Já apanhei com uma ou duas e? Nada! Mas eu continuo a gostar de pombos...num arrozito à maneira! Just kidding, não gosto de arroz!!!! :-)

Bem, mas falando em coisas suspensas no ar, sinto que ainda vou acabar numa cruz, suspensa no ar ou pelo menos com um ar bastante instável. E porquê? Sei lá! Ainda estou à espera que alguma tia de Cascais ou do Estoril, não sou esquisita, escreva um livro sobre mim ou sobre alguém parecido comigo! Olha, a Sara Tavares! Não me digam que ainda não tinham reparado quão parecidas somos. A diferença é que eu falo mais crioulo do que ela... Tirando isso, somos a cara chapada uma da outra - tirando os olhos esbugalhados dela, a sua voz de asmática e o seu prolixo e profíquo rol de canções de embalar, bilíngues (Sara, se estiveres a ler isto, sister, este último termo quer dizer, duas línguas, exemplo - de porco, de vaca - como na cachupa!).

Mas não estamos aqui para falar das minhas sisters (Mariza, não fiques com ciúmes da Sara. Ela canta em duas línguas, tu cantas tantas ao mesmo tempo que não se percebe porra do que dizes. Mas dá-te estilo! Dá-lhe sister! Tá-se! Esse teu ar de Alien, conquista muitos fãs! Bem jogado). Quanto a mim, entrei neste novo ano a pensar e agora?

E, apesar de escrever mais para mim, para manter a minha sanidade, gosto que leiam quando vos apetece e que comentem, também se vos apetecer e o que vos apetecer! Por isso, hoje este monólogo é também para vocês. Quem sabe se temos algo em comum? Se tiverem este cd dos The Smiths, a capa, tem sido a minha cara e postura nos últimos dias. Não sei se é de tristeza, de sedução, de ansiedade, de dormência ou sonhadora. A minha? De alguma dormência e, ao mesmo tempo, de vontade de rasgar, de gritar, de mandar umas bacuradas para o ar, de insultar alguém gratuitamente (era incapaz...bolas), de deixar-me ser usada sexualmente, por alguém giro - em sonho ou na realidade - sentir-me suja, meter-me de seguida no chuveiro e cantar, gemer e pensar na máquina de roupa que teria que fazer a seguir. Como gostava de ter uma máquina gigante, de lavar, silenciosa e punha-me lá dentro, com os lençóis sujos, ainda quentes, com vestígios de luxúria, egoísmo e passividade premeditada. Ah! E que tivesse música, talvez aproveitando o depósito da lixívia (nunca sei qual é que é) e incluía-se uma mini jukebox. E poria uma playlist, diversa, controversa, com uma ou duas músicas riscadas...talvez Rage against machines ou Nick Cave ou Tom Waits. E literalmente via e ouvia a minha vida a passar, ininterruptamente e a 360 graus. Centrifugação? Sim, e das prolongadas.

Depois de toda espremida e com ar de passarinho molhado, entregava-me voluntariamente ao homem dos meus sonhos, já tornado realidade e ao som de...deixem-me pensar... Roads, Portishead, cantava, dançava e representava a cena do crime. E, lá pelo meio, perguntava se ele ainda me recebia de volta, ou se o perdão não se aplicava a pessoas como eu, loucas, de acordo com a sua visão ou de outros. Ou se, de tanto ter sido espremida, mais perto dele conseguia estar, mais o seu corpo sentia o meu, e a minha alma, ainda ensopada e escorregadia, se misturava com a dele e teríamos de viver, juntos e ele tornar-se-ia cúmplice de algo ainda por definir? Tantos ses...

And now, babies and worms... Foi mais ao menos assim como começou o meu ano novo. Tinha 31 anos e, fantástico, continuo a ter 31. Não deverias mudar de idade, já que é suposto ser tudo novo? Afinal, esta data, o dia 1 de Janeiro, é só um ponto de orientação. E eu que nunca liguei a essa treta! Agora, estou desorientada, claro! Que idade é que teu tenho? Sei lá! Entregaste o irs dentro do prazo? Sei lá! Entrego sempre em alturas diferentes, todos os anos. Afinal, não é um ano novo, não faz sentido nenhum entregar sempre tudo pela mesma altura! Tudo muda! Ou não muda?! Oops... (Girlfriend in a coma, é a música que está a dar neste momento. Estão a dar-me baile! Ainda tira o cd! Vocês não sabem nada! Vai fazer uns abdominais, ó atarracado!)
Whatever, a questão é que, 2007 reserva-me muitas supresas e não sei como reagir. Nunca estive em coma, o mais perto foi meia garrafa de Tequilla, a seco, o chão da casa de banho da casa dos meus pais e tecto a girar... Não é a mesma coisa, pois não? É?

Como é que começou o meu ano? Estou sempre a enrolar a conversa, será que teria a mesma destreza a enrolar ganzas? Isto fica para outro ano...
O meu ano começou bem e à espera do mal que por aí viesse. Estive com gente bonita, amiga, sangue do meu sangue que corre com a mesma energia e alegria que o meu. Comemos, cantámos um pouco e desafinados, também temos o direito de desafinar, seja de propósito, seja este um dom natural, um caril de camarão inesquecível e doze passas em cima de uma cadeira à meia-noite de cá e de lá. A cadeira não era minha, logo, começava em vantagem! Dia 1, mais uns amigos, encontros e desencontros, algumas enfermidades vindas dos últimos suspiros de 2006, caras alegres e novidades estonteantes...e um telefonema. O que eu já esperava. (Tenho que comprar um telefone vermelho, dos antigos. Nessa altura, teria pedido a todos para saírem da sala ou para fazerem barulho que nem loucos. ) Mas, escutei atentamente, ainda consegui ficar levemente surpreendida, afinal, ainda era dia 1, não de Abril, mas era um dia 1. E o dia a seguir, seria dia 2. O que é que mudaria? Nada. E não era nenhum amante a pôr um ponto final na nossa relação e na minha ralação, não era o tal giraço dos meus sonhos - os telemóveis irritam-no, mas o que foi dito ao telefone, era algo pelo qual já havia passado e que até já as crianças entendem quando ouvem - "precisamos de ter uma conversa. Quando tens tempo?". Preferia a versão antiga, que acontecera comigo: "não vou estar com meias medidas. Pus-te os cornos" - this charming man. Acreditem, até foi hilariante, mais tarde claro! Mas já não se fazem homens assim! Com barba rija!

A história do não és tu, sou eu, ou o problema está em mim, pessoal, continua a ser a melhor!!! A táctica de dizer, tu és isto ou aquilo, tu não pões a tampa da sanita para baixo, fazes buracos na manteiga, espremes a embalagem da pasta dos dentes a meio, deixas as portas do armário, os teus sapatos estão sempre à entrada, não resulta!!!!! Aliás, tirando a tampa da sanita, acho que faço quase tudo o resto... Ninguém é perfeito! Graças a Deus, né? Por isso, K.I.S.S - Keep It Simple Stupid!
A seguir ao telefonema, veio a tal conversa que, acreditem, tal como a primeira que envolvia uns cornos, foi no meio da rua e de um jardim - desta vez palácio - quando tiver uma cadela vou chamá-la de Diana.. - e começou com os ataques à charming man. Mas depressa, muito depressa, foram-se os argumentos e a cat woman, pôs as suas garras de fora. E o charming man, transformou-se num soldadinho de chumbo, daqueles que se vendem no "Boy's 'r us", também conhecido por "Toys 'r us". Mandou mais uma ou duas bojardas, tentou amansar-me, esqueceu-se que, mansinha, só de nome e para quem me quer bem. E assim terminou um ano de trabalho, com uma excelente prestação minha, no meio de um campo de guerra sui generis, como diriam alguns comparsas meus, cheio de fufas camionistas! :-) E eu, pensei, se é para acabar, que seja, à séria, deixei de ser "corista" e recuso-me a ser chorista ou chulista! O português é uma língua tão divertida.

(larguei os The Smith e resolvi experimentar Gnarls Barkley - Crazy, St.Elsewhere e Smiley Faces - para animar a coisa e para relembrar o Rei que partiu em 2006! James B., também ganhou o seu lugar na história da música.)

Continuando com este meu desfecho de relação, fez-me lembrar uma série cómica, "How I've met your mother", que a dada altura, um tipo decide voltar a andar com uma ex, cujo namoro ele terminara por telefone, deixando uma mensagem no voice mail dela, no dia de aniversário dela...e na altura, quando ele deixou a mensagem,estavam lá todos os amigos dela, para a festa e todos ouviram a mensagem. Anos mais tarde, lá voltam a andar e ele conclui, uma vez mais, que deve acabar. Mas que não há problemas, pois ela até faz Krav Maga (arte marcial e mortal, dada às tropas israelitas)...uma espécie de Yoga, pensa ele. A tareia que ele levou, foi fixe...e, claro, que era dia de aniversário dela,uma vez mais.
Eu como não sei Krav Maga (está na minha to do list antes de bater as botas!), disse o que tinha a dizer, convictamente e o soldadinho de chumbo, começou a perder os argumentos que nunca teve e tentou amansar-me. Claro que a primeira atitude que tomei foi cortar todas as "ralações" que tinha com ele. Há quem ache errado, que eu devo ficar por gostar do que faço e porque o faço bem, mas não consigo calar a boca quando vejo injustiças, trafulhices, ordinarices e ervilhas com ovos escalfados! Não consigo ficar serena e deixar as coisas passarem. Nem sempre me foi permitido dizer ou falar o que penso. Agora que posso, desviem-se. Não o digo sem pensar e nunca pretendo ofender ninguém. Mas se por o fazer, me considerarem "opinista", palavra tão idiota e tão pretensiosa e que, já agora, se diz "opiniosa"... e que quer dizer teimoso, presumido, presunçoso... azar o vosso. Não sou nenhuma santa, nem perfeita,mas tenho uns tomates para aqui escondidos. Mesmo que sejam de tamanho cereja, são meus. E só os mostro quando me provocam ou quando vejo que tenho que pôr os pontos nos iiiii's.

Por isso, fazendo o re-sumo da coisa, mostrei os meus tomates, tentaram fazer de mim ketchup, mas como os meus cherry tomatos são pequenos mas fugidios e suficientemente grandes para engasgar um elefante, só viam graínhas a voar! (Digam não aos opressores de tomate!!!)

As previsões para 2007, ainda não sei quais são. Uma rapariga, assim do nada, disse-me que ia ser mãe. Não me importava, desde que esteja em Londres, no seu encantador ar cinzento e frio, com montes de coffee shops, museus, teatros,ópera e música, muita música. Se não for londres, st.elsewhere, desde que eu continue livre e inteira, no meu corpo, com a minha mente e ideiais e com o meu Manso, claro. Por isso, acho que tenho estado a ouvir as músicas certas e tirando um estilo ou outro, as letras contam, para mim, contam, sempre. Já o tamanho...esse também conta! Salvo raras excepções... :-) 2007, vem, caraças! Estou cá para o que der e vier! E de manso, lá te vou dando as porradas que mereceres. Ou então, be a good toy...:-)


"And I hope that you are having the time of your life
But think twice, that's my only advice
Come on now, who do you, who do you, who do you, who do you think you are,
Ha ha ha bless your soul
You really think you're in control

Well, I think you're crazy
I think you're crazy
I think you're crazy
Just like me

My heroes had the heart to Lose their lives out on a limb
And all I remember is thinking, I want to be like them
Ever since I was little, ever since I was little it looked like fun
And it's no coincidence I've come
And I can die when I'm done

Maybe I'm crazy
Maybe you're crazy
Maybe we're crazy
Possibly"

G.B - St. Elsewhere


2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu acho que andas a ouvir as músicas certas :D Eu cá também te acho muito parecida com a Sara... Mas sei que não és irmã dela por seres minha :P Se era para rir, não teve piada, porque borrei as cuecas de tanto o fazer ;p

Beijos Francos ;)
ps
Dá um saltinho ao Mala-Bar
Há lá uma entrada dedicata a ti e ao Rodas... :)

11:42 da tarde  
Blogger Tokitoka said...

Para gozar, já há quem me chame de Sarita... Preferia, sanita...sempre têm alguma utilidade e uso e muito! :-)

E bibó mano Gonxalo! E a sister Maizena! :-)

E é para rir sempre. Estamos sempre a aprender, certo? A brincar a brincar, lá vamos aprendendo umas coisitas.

12:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home