quarta-feira, maio 09, 2007

Doutores E Engenheiros

Talvez já tenham recebido esta "pérola", mas fica para mais tarde recordar ou para quem não leu. Já tive histórias como estas (Claro, dizem vocês), e se houvesse um clube "Espirituosos Anónimos", este SR.(ele próprio fará a sua apresentação) e eu, poderíamos ser sócios-fundadores ou algo do género. Bem, fazer parte do clube, para mim, já seria uma honra!
Eis o enredo, comprido mas divertido (que horror, esta frase (e)elevou o meu pensamento para outros lados! Down boy!):


A troca de correspondência entre um cliente e o seu banco que insiste em tratá-lo por engenheiro:

"(...)Na profissão, os senhores indicam-me como engenheiro civil. De facto,>já tive muitas profissões, desde consultor a docente do ensino superior,>tradutor e até escritor. Mas nunca tive o privilégio de trabalhar como>engenheiro civil, até porque a minha licenciatura em engenharia física não>mo permitiria. Como tal, agradeço-lhes que retirem esse dado da profissão,>por não ser correcto nem relevante.>>
Com os meus cumprimentos,>José Luís Mxxxxxxxx">>

"Estimado Cliente, Sr. José Luís Lxxx,>>(...)>No que respeita à sua actividade profissional, e por forma a procedermos>alteração da mesma será deste modo necessário que nos remeta uma cópia>certificada ou original em papel timbrado de uma Declaração da Entidade>Patronal, ou cópia certificada do Cartão Profissional, frente e verso, ou>recibo de vencimento, desde que conste profissão, entidade patronal,>situação contratual e data de admissão, documentação que poderá remeter via>correio para a Remessa Livre n.º 25009, 1144- 960 Lisboa, não sendo>necessário selo, ou em alternativa poderá apresentar os originais junto do>Balcão.>>Relativamente à certificação, a mesma poderá ser solicitada junto da Junta>de Freguesia, dos CTT, do Notário, Advogado ou Solicitador.>>(...)>>Encontramo-nos à sua disposição para prestar os esclarecimentos>necessários.>>
Com os melhores cumprimentos,>>Montepio,>Direcção de Marketing e Novos Canais">>

" Em resposta à vossa mensagem, tenho-lhes a dizer, com toda a sinceridade,>não é da vossa conta a profissão que eu exerço ou deixo de exercer. Agora,>o que não podem, de forma nenhuma, é atribuir-me uma profissão aleatória>que eu nunca exerci, como é a de engenheiro civil. Portanto, agradeço que>retirem qualquer menção à minha profissão dos vossos dados pessoais a meu>respeito, ao abrigo do direito de rectificação que me assiste, de acordo>com a legislação em vigor de protecção de dados pessoais informatizados. ">>

"Estimado Cliente, Sr. José Luís Lxxx,>>Agradecemos, desde já, o seu contacto.>>No seguimento da sua mensagem, e de acordo com a informação facultada na>mensagem envida anteriormente, indicamos que por forma a procedermos à>alteração da sua Actividade Profissional, será necessário que nos remeta a>documentação solicitada, ou apresente a mesma junto de um Balcão, estando>este procedimento de acordo com o Aviso 11/05 do Banco de Portugal.>>A Caixa Económica Montepio Geral, no âmbito dos princípios que presidiram à>redacção desse Aviso, tem vindo progressivamente a promover a actualização>dos Dados Pessoais dos Clientes, sempre que as circunstâncias se enquadrem>no espírito do referido Aviso.>>Por este motivo, e lamentando qualquer incómodo causado, existe a>necessidade de proceder à actualização dos seus Dados Pessoais, mediante>apresentação de um documento comprovativo da sua Actividade Profissional.>Em virtude de verificarmos que existem outros dados por actualizar,>solicitamos também que nos remeta copia certificada do seu Bilhete de>Identidade e Cartão de Contribuinte, ou apresente os mesmos num Balcão,>para que se obtenham cópias e se proceda à actualização.>>(...)>>Encontramo-nos disponíveis para prestar os esclarecimentos que considere>necessários,>>
Com os melhores cumprimentos,>>Montepio,Direcção de Marketing e Novos Canais">>

"Meus caros senhores,>>Eu não vou enviar a documentação que me pedem, pois insisto que a profissão>que exerço não lhes diz respeito.>Faço então o inverso do ónus da prova.>Mostrem-me os senhores os documentos em que se basearam para dizer que eu>sou engenheiro civil. Quem sabe, de posse deles, até me possa candidatar a>primeiro-ministro.>Se os senhores me garantem que só efectuam essas alterações de posse de>documentos oficiais, então com certeza que tiveram acesso a um certificado>de habilitações que os informou de que eu sou engenheiro civil (espero que>não sejam da Universidade Independente). Pois, peço-lhes então que me>enviem a mim uma cópia desses documentos, pois dava-me um jeitão>acrescentar às minhas habilitações as de Engenheiro Civil, que não sou nem>nunca fui.
Mas, se realmente os senhores têm documentos que o provam, é>porque deve ser verdade e eu começo a perceber como é que a situação de>engenheiro civil é, neste país, uma situação muito transitória.>>As vossas reservas tinham toda a razão de ser, se eu lhes tivesse a exigir>que me atribuíssem habilitações que eu não tenho.
Mas a situação é>perfeitamente inversa. Estão a atribuir-me um curso que eu não tenho e uma>profissão que eu não exerço. Não posso demonstrar que não sou engenheiro>civil porque não existe certificado de habilitação de não-engenheiro civil.>>Por isso, repito o direito que me assiste de corrigir dados pessoais>informatizados que estão errados. E exijo que retirem a profissão de>engenheiro civil.>>
Com os meus cumprimentos,>>José Luís M">>

"Estimado Cliente, Sr. José xxx,>>Agradecemos o seu contacto o qual mereceu a nossa especial atenção.>>Em resposta à sua mensagem, informamos que no momento em que procedeu>Abertura da conta de depósitos à ordem o registo das Habilitações>Literárias, não eram efectuadas de acordo com o Aviso 11/2005 de 13 de>Julho do Banco de Portugal, o qual é transversal a todas as Instituições e>que obriga nomeadamente aquando da actualização de dados pessoais,>apresentação de comprovativo, bem como na emissão de Meios de Pagamento que>os respectivos dados pessoais e profissionais encontrem-se devidamente>actualizados.>>Autrora [sic], as Habilitações Literárias eram inseridas de acordo com o>indicado pelo cliente, podendo, por ventura ocorrer um erro na inserção da>informação, não obstante, à presente data, para que possamos actualizar>este elemento, será necessário, apresentação do Certificado de>Habilitações, junto de um balcão ou envio de cópia certificada para a>morada Remessa Livre 25009,1144-960 Lisboa.>>Salvaguardando, desta forma, que no futuro possam estar associados>bloqueios que comprometam a realização de operações através dos canais á>distancia, nomeadamente do serviço Montepio24, ou junto das Caixas>Automáticas.>>Aguardamos a actualização deste elemento bem como dos solicitados na>mensagem anterior, encontrando-nos disponíveis para prestar os>esclarecimentos que considere necessários.>>
Com os melhores cumprimentos,>>Montepio Direcção de Marketing e Novos Canais">>

"Ou seja, segundo me estão a dizer, os senhores enganaram-se a pôr os>dados, pois eu nunca disse que era engenheiro civil. Não tinha motivos para>o fazer, pois nunca o fui e não estava a candidatar-me a um emprego como>engenheiro civil na vossa empresa quando aí abri uma conta.>>Ora, porque os senhores se enganaram, agora exigem-me um certificado de>habilitações que certifique um grau que eu não tenho. Certo? Ou seja, vou à>secretaria de uma faculdade de engenharia (penso que já não posso ir à>Independente, porque parece que vai fechar) e peço-lhes que me passem um>certificado de habilitações em como não sou engenheiro civil. Estou certo>que devem ter lá um modelo para isso: Certificado de Habilitações de>Não-Engenheiro Civil. Depois, mando-lhes uma cópia e já posso provar ao>mundo que não sou engenheiro civil. Portanto, devo concluir que, de acordo>com o vosso entendimento, qualquer cidadão que abra conta no vosso banco é>engenheiro civil até prova em contrário...>>Disse alguma coisa de errado até agora?>>
Não lhes passa pela cabeça que é um pouco kafkiano pedir a um cliente que>rectifique os vossos erros informáticos apresentando um certificado de não>habilitações que ateste que ele não é licenciado em engenharia civil?>>Fico a aguardar o prazer de mais uma das vossas respostas, pois é um ponto>alto do meu dia verificar até que ponto pode ir a rigidez burocrática de>uma instituição. Peço-lhes ainda que não levem a mal eu estar a compilar>esta nossa interessante troca de mensagens num texto humorístico que espero>vir a publicar, tal é o despropósito de toda esta situação.>>
Com os meus estimados cumprimentos,>>José Luís Mxxxxxxxx">>

"Estimado Cliente, Sr. José Luís Mxxxxxxxx,>>Agradecemos, desde já, o seu contacto.>>No seguimento da sua mensagem, vimos informar que a situação que nos>reportou foi encaminhada para o departamento competente. Após obtermos uma>resposta, procederemos de imediato ao envio de uma mensagem.>>Encontramo-nos disponíveis para prestar os esclarecimentos que considere>necessário.>>
Com os melhores cumprimentos,>>Montepio>Direcção de Marketing e Novos Canais">>>>

"Com a curiosidade que o momento requeria, fui consultar os meus dados,>para ver se já tinham sido devidamente rectificados. Deparei-me com a>seguinte pérola da titularite aguda que assola este país:>>>>>><
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgsVSrx13XFKPaT_F1v1WgvXRWTV3LZRNVjSv-SA3YXGIayqwHmLjuiCUF4_3GPoaZ5kK_tuHgBnM8rSi3uvEbqwK_NGyCTOao4d4H6krcirVbq4clbI_8AUQJHFwwVjWugOz3jTA/s1600-h/eunaosouengenheiro.jpg.png

Quando consegui parar de rir, respondi com a seguinte mensagem em três>fascículos (só nos são permitidos 2000 caracteres de cada vez)>>

Estimadíssimos Senhores,>>Fiquei muito feliz por ver que, finalmente, tiveram a amabilidade de agir>sobre os meus dados pessoais.>Constato que ainda não lhes é possível usar o meu número de telefone porque>começa por 30 e isso faz muita confusão ao vosso departamento de>informática.>No entanto, folgo em constatar que não perderam o sentido de humor no que>toca aos restantes dados pessoais.>Assim, nas habilitações literárias, de licenciado fui despromovido a 12>ano. Na verdade, tenho o grau de mestrado em física tecnológica, mas como>não faço tenções de lhes apresentar provas desse facto, fico muito>satisfeito por ao menos me reconhecerem o 12º ano sem necessidade de prova>formal.>Como não penso que sejam elitistas ao ponto de me tratarem pior por ter uma>mera escolaridade obrigatória, o 12º ano fica muito bem, pois também me deu>muito trabalho a fazer e, de facto, possuo esse grau. Deixemos, portanto,>as habilitações literárias que estão muito bem assim.>

No título honorífico, puseram "sem título honorífico". Não posso deixar de>confessar que me doeu essa dura chamada à realidade. Mas, de facto, não me>considero titular de nenhum título de nobreza (tive um trisavô visconde,>mas acho que já não conta), não fui ordenado sacerdote, nunca recebi>nenhuma comenda e, à semelhança do nosso Primeiro-ministro, não estou>inscrito em nenhuma ordem, tenho de me conformar à minha condição de vulgar>plebeu sem título honorífico quando, para mais, me recuso a mostrar-lhes o>certificado de habilitações. Portanto, também aqui no título honorífico,>estamos de acordo. Sou simplesmente o José.>

Agora, na profissão... aqui temos um problema. O problema para o qual lhes>tenho vindo a chamar a atenção: o facto de eu não ser engenheiro civil,>tornou-se agora bastante mais grave. É que acusam-me de ser engenheiro>civil sem estar inscrito na ordem (caso contrário teria o título de Eng.)>e, horror dos horrores, com as habilitações literárias de um 12º ano.>(Continua).>>É que nem o nosso primeiro-ministro se atreveu a reclamar o título de eng.>civil com um simples 12º ano. Ele tem, pelo menos, o título do ISEC e, in>dubio pro reo, afirma que concluiu a licenciatura em engenharia civil.>Os senhores, ao dizerem que eu sou engenheiro civil sem estar inscrito na>Ordem dos Engenheiros (caso contrário, tinha o eng) e com um simples 12ºano>de habilitações literárias, colocam-me numa posição muito delicada,>incorrendo mesmo num crime de usurpação de título. E eu não tenho o>aparelho do maior partido político português a proteger-me as costas quando>a coisa der para o torto.>

Finalmente, chegamos ao Nome preferencial, onde contrariam disposições>anteriores e me apelidam de Eng. J. L. Mxxxxxxxx. Ora bem, até há umas>semanas atrás, eu não teria grande coisa a opôr, visto que sou licenciado>em engenharia física e todos os licenciados deste país são doutores e>engenheiros. Infelizmente, agora os tempos são outros. Só pode>reivindicar-se engenheiro quem estiver inscrito na Ordem dos Engenheiros.>Ora, para minha grande vergonha, não pago quotas a tão nobre instituição,>pelo que terei de abdicar daquelas três letrinhas. Nem sequer posso pedir>um simples "lic" ou um "mestre", porque na minha teimosia me recuso a>entregar-lhes o certificado de habilitações. Portanto, proponho que fique>simplesmente o José Luís Mxxxxxxxx ou o Zé, para os amigos.>>
Lamento o trabalho tempo e esforço que essas alterações possam causar.>Espero até não provocar um precedente grave que os obrigue a ir pedir a>todos os vossos clientes Drs. e Engs. o certificado de doutoramento ou o>cartão de membro da Ordem dos Engenheiros, respectivamente.>
Mas peço-lhes, rogo-lhes, suplico-lhes, retirem o mal-fadado "Engenheiro>Cívil" da minha ficha de dados . Nunca chamei a ninguém nenhum nome que não>fosse merecido. Esse é claramente imerecido. Prometo manter todas as minhas>contas no vosso estimável banco. Mas, por favor, não digam a ninguém que eu>sou engenheiro civil.>

Do sempre vosso,
"Zé"

3 Comments:

Blogger eloi said...

hilariante... apesar de nos lembrar do peso burocrático ainda existente em certas instituições nacionais (públicas ou privadas)!

Beijos pra ti,
e.

3:53 da tarde  
Blogger Gonçalo Franco said...

Essa é mais uma pérola do género chá gelado ;)

12:55 da manhã  
Blogger Tokitoka said...

Greetings, fellow humans! Se as coisas correrem por esta via, daqui por uns tempos, estamos os 3 falando de fora de Portugal e sobre tudo! Sou muito repetitiva, em certas coisas, por isso, repito:

Gosto muito dos 2...E como se fosse uma irmã, não de sangue, mas através de uma aliança forte, pela admissão da sua "humanidade", seus pontos altos e menos altos, suas discussões e "apaziguares", pela certeza de que qualquer incerteza, será recebida nas nossas vidas, fortalecendo o seu elo, no matter what...

1:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home